sábado, 11 de setembro de 2010

Dicas para escrever bem


Escrever é uma das formas mais eficazes para transmitir informação e conhecimento. Permitiu, por exemplo, que pessoas que viveram há muitos séculos pudessem passar o seu conhecimento para as gerações vindouras.

Se quer aprender a escrever bem, siga as próximas dicas:

Escrever com o fim à vista

A primeira coisa que deve fazer é um esqueleto do texto que pretende escrever, com algumas notas que identificarão o que irá ser escrito. Por exemplo:

Número de palavras
Tema
Estilo (formal, blogue, carta)
Pesquisas a fazer
Data limite para terminar
Organizar notas e rascunhos

Uma das piores coisas que podem acontecer quando estamos a escrever é ter de parar para procurar uma ideia que colocamos não sabemos bem onde. Quebra totalmente o ritmo criativo do texto.

Procure uma aplicação informática se costuma usar o computador para escrever ou anda com ele para todo o lado. Se for menos tecnológico, compre um bloco de notas e uma pasta para guardar documentos e ande sempre acompanhado.

Crie um hábito para escrever bem

Podemos aprender a escrever bem se criarmos um hábito diário de escrever sempre há mesma hora e no mesmo local. Se para ser um escritor inesquecível é necessário algo mais (um dom) escrever correctamente pode ser alcançado por qualquer um, com esforço e dedicação.

Compre um cronómetro e coloque-o na sua secretária. Depois marque o tempo que planeou escrever e não saia de lá até o alarme tocar. Concentre-se no que está a fazer.

Delegar o que for possível

Enquanto a parte de escrever não pode ser delegada, existem outras tarefas que podem ser. Por exemplo, para a edição do texto ou passar as notas para formato eletrônico.

Concentre-se em produzir para escrever bem

Apesar de estar sentado, escrever bem pode consumir muita energia. Por isso devemos tentar produzir o máximo no menor tempo possível, além de delegar todo o resto (como já vimos).

Se nos prepararmos corretamente, com organização, criando o ambiente e rituais corretos, estando mentalmente preparados para escrever, a qualidade dos textos será bastante boa.

Por isso, siga estas dicas e comece a escrever bem.

Nenhum comentário: